Dentro ou fora de Portugal, fazer um mapeamento da localização dos ATM, estar atento à cobrança de taxas e ter sempre dinheiro físico para emergências, são alguns dos conselhos para umas férias mais descansadas.
Agosto chegou e para muitos é sinónimo de férias e de viagens dentro e fora do país e à espreita há vários desafios. A falta de caixas multibanco para levantar dinheiro, as elevadas taxas de câmbio ou os limites mínimos para utilizar cartões de débito e crédito são alguns dos percalços que pode enfrentar se não estiver preparado.
Para que desfrute das suas férias livre de preocupações, reunimos cinco dicas para evitar constrangimentos financeiros este verão.
Informe-se sobre a localização dos ATM
Se viajar faz parte do seu plano de férias, dedique algum tempo a investigar se o seu local de alojamento está próximo de caixas multibanco. Realizar esta pesquisa com antecedência vai ajudá-lo a perceber se existem ATM por perto, permitindo-lhe planear os momentos em que pode levantar dinheiro e evitando situações incómodas.
Atenção ao tipo de caixa onde levanta dinheiro
É impossível conhecer todos os tipos de ATM, particularmente se viajar para fora do país. Caso tenha de levantar dinheiro em caixas que não lhe são familiares, procure informar-se primeiro acerca de possíveis comissões que o seu banco possa cobrar por levantamentos nesses ATM.
Se for realizar outro tipo de operações financeiras, tenha muita atenção ao conferir todas as informações no ecrã, de modo a garantir que não lhe estão a ser cobrados valores extra.
Dinheiro físico é essencial para emergências
A utilização de cartões multibanco ou outros meios de pagamento digitais tornou-se ainda mais comum durante a pandemia, tendência que permaneceu. Ainda que agora esteja mais habituado a não utilizar dinheiro físico, lembre-se que podem existir destinos em que as caixas de multibanco são escassas e os pagamentos com cartões uma opção pouco comum.
Assegure-se de que tem sempre em sua posse um montante mínimo de dinheiro físico que lhe permita fazer pagamentos em caso de emergência.
Recorrer ao homebanking
É cada vez mais comum que as entidades financeiras tenham plataformas digitais, como aplicações para telemóvel ou computador. Informe-se sobre as soluções que o seu banco oferece, assim como acerca dos movimentos financeiros que pode realizar através das mesmas.
Antes de partir de férias, verifique se a sua aplicação de homebanking está a funcionar corretamente e pronta para utilização caso necessite.
Utilizar uma carteira digital cashless
Existem diversas aplicações para smartphone que permitem a associação de cartões de débito ou crédito ao seu dispositivo.
Aderir a este tipo de soluções pode facilitar os seus pagamentos, disponibilizar todos os seus movimentos financeiros num só lugar e garantir-lhe mais controlo sobre as suas despesas. Além disso, ter uma “carteira digital” é também uma boa forma de prevenir a perda de cartões bancários.
Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/financas-pessoais/cinco-dicas-para-facilitar-pagamentos-durante-as-ferias–16837692.html