Euribor

É já a nona subida consecutiva das taxas de juro, que se fixam agora nos 3,75%, o aumento mais alto dos últimos 22 anos.

Já tinham sido antecipados os aumentos das taxas de juro de referência pelo BCE (Banco Central Europeu), que confirmou, na passada quinta-feira, a subida em 25 pontos percentuais, colocando a taxa de juro de facilidade permanente de depósito nos 3,75%. Este é já o valor mais alto dos últimos 22 anos, e a nona subida consecutiva das taxas de referência.

A decisão, de acordo com Christine Lagarde, foi unânime, e revelou que “os anteriores aumentos das taxas de juro estão a ser transmitidos de forma vigorosa: as condições de financiamento tornaram-se novamente mais restritivas e estão a refrear cada vez mais a procura, o que constitui um importante fator para fazer a inflação regressar ao objetivo”.

O objetivo destes aumentos é, segundo o banco, baixar a taxa de inflação para a meta de 2%, sendo que os últimos dados da Eurostat já têm vindo a comprovar a tendência, visto que em junho esta taxa baixou dos 6,1% para os 5,5%, e a presidente do BCE ressalva: “a inflação continua a descer, mas ainda se espera que permaneça demasiado elevada durante demasiado tempo. O Conselho do BCE está empenhado em assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%”. Para atingir esta meta espera-se que “as taxas de juro diretoras do BCE sejam fixadas em níveis suficientemente restritivos, durante o tempo que for necessário”.

A subida das taxas de juro diretoras não foi a única medida tomada pelo BCE, já que decidiram fixar também a remuneração das reservas mínimas obrigatórias em 0%, explicando que “esta decisão preservará a eficácia da política monetária, ao manter o atual grau de controlo sobre a orientação da política monetária e garantir a transmissão plena das decisões sobre as taxas de juro aos mercados monetários”.

Fonte: https://supercasa.pt/noticias/taxas-de-juro-diretoras-voltam-a-subir/n4650

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *