Habitação

As taxas de juro têm estado a aumentar ao longo dos últimos meses e é previsível que estes acréscimos não fiquem por aqui. Afinal, qual é o impacto para os proprietários?

Através de uma consulta ao mercado em Portugal e, mediante a resposta de 830 proprietários, destacam-se as seguintes cinco conclusões:

  • Já mais de 20% dos proprietários estão a tentar vender o imóvel há mais de 6 meses;
  • O rácio de venda da primeira vs segunda habitação continua em 2:1;
  • O número de pessoas que vai mudar de situação (arrendar, sair do país ou morar com familiares) situa-se novamente a valores de janeiro 2023 com 18%;
  • O número de pessoas que colocaram a casa à venda por causa da subida de taxas de juro tem aumentado;
  • A questão principal de mudanças familiares tem vindo a perder peso.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse hoje que a natureza da inflação na zona euro está a mudar e é improvável que, no futuro próximo, o banco central possa declarar que as taxas diretoras máximas foram atingidas.

Em Sintra, na abertura do Fórum do Banco Central (BCE), Christine Lagarde reafirmou que a inflação na zona euro é demasiado elevada e continuará a sê-lo durante demasiado tempo, sendo que o compromisso do banco central em atingir a meta de inflação de 2% se mantém.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2349476/habitacao-o-impacto-do-aumento-das-taxas-de-juro-em-cinco-pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *