Crédito Habitação

O governador do Banco de Portugal (BdP) diz que as taxas de referência do crédito à habitação, a Euribor a três e seis meses, devem continuar a subir pelo menos até ao verão.

“Não avançaria com previsões porque a realidade dos últimos meses mostrou-nos que tudo se altera muito rapidamente. (…) A realidade neste momento é que a Euribor a 12 meses começou a ter um abrandamento, mas a evolução depende do que vai acontecer nos próximos meses”, avisa, lembrando que no início do ano, os especialistas também apontava para um abrandamento a partir da primavera.

Ora, esse abrandamento não só não se verifica como “quem está a rever o contrato durante o mês de abril vai ter de lidar com subidas de centenas de euros, em média. Isto está a penalizar as famílias”.

Há, acrescentou, dois fatores que estão “a corroer o orçamento das famílias: inflação e a Euribor”.

Para dar um exemplo, Nuno Rico, da DECO Proteste, referiu que “a prestação mensal de um crédito de 150 mil euros já subiu, num ano, mais de 400 euros”.

O “grande problema é que esta normalização da política monetária foi muito rápida. Tivemos uma alteração das Euribor no prazo de 15 meses superior aquela que entre 2005 e 2008 demorou mais de três anos e meio a acontecer”.

Maio pode trazer nova subida

O Banco Central Europeu (BCE) deverá voltar a subir as taxas de juro de referência em maio. O economista-chefe do BCE antecipa um novo agravamento caso a inflação suba mais do que o previsto nas projeções económicas mais recentes.

Philip Lane diz que a decisão dependerá da evolução dos preços, mas também levará em conta o impacto das sucessivas subidas de juros nas economias da Zona Euro.

O mercado está já a antecipar um aumento de taxas: os analistas antecipam uma subida de 25 pontos base no início de maio e pelo menos mais uma subida este ano.

Recorde-se que a subida dos juros de referência tem levado ao aumento das taxas Euribor, usadas no crédito à habitação. Ainda esta semana, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, alertou que deverão continuar a subir até ao verão.

Fonte: https://sicnoticias.pt/economia/2023-04-08-Prestacao-de-credito-de-150-mil-euros-subiu-num-ano-mais-de-400-euros-3a5e4c17

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *