Euribor

Lagarde alerta que BCE irá manter uma vigilância apertada sobre evolução da Inflação.

Esta já é a quarta subida das taxas de juro do euro desde julho e o seu anúncio vem no seguimento das declarações prestadas pela presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, ao rever as previsões de evolução da inflação em alta.

Tal significa que o preço do dinheiro na Zona Euro voltou a aumentar na sequência do anúncio do aumento das taxas de juro do euro, que vão subir em 50 pontos base. A entrada em vigor deste aumento, já a partir do dia 21 de dezembro, implica que a taxa de juro das operações principais de refinanciamento passe para 2,5%, a taxa de facilidade permanente de depósito para 2% e a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez para 2,75%.

Mesmo perante a apreensão generalizada devido a este aumento, a presidente do BCE não vacilou, declarando mesmo em conferência de imprensa: “aumentámos hoje as taxas de juro em 50 pontos base e vamos continuar a fazê-lo no futuro porque a inflação ainda é muito elevada”. Segundo o comunicado de imprensa divulgado, o Conselho do BCE considera “que as taxas de juro ainda terão de aumentar de forma significativa a um ritmo constante, no sentido de serem atingidos níveis que sejam suficientemente restritivos para assegurar um retorno atempado da inflação ao objetivo de 2% a médio prazo”.

Entretanto, a incerteza na previsão de um novo cenário económico continua enquanto não for confirmado o atingimento do pico da inflação, compromisso esse que a equipa de Christine Lagarde prefere ainda não arriscar fazer, já que o resultado da última revisão da evolução da inflação na Zona Euro resultou numa estimativa em alta, apontando agora para uma inflação média de 8,4% em 2022 e de 6,3% em 2023; e depois uma inflação média de 3,4% em 2024 e de 2,3% em 2025.

Na sua decisão de aumentar as taxas diretoras em 50 pontos base, para além da inflação, o BCE também teve em consideração o facto de a atividade económica na área do euro poder vir a registar uma contração no último trimestre deste ano e no primeiro trimestre de 2023, resultando numa recessão económica a nível europeu, a qual o BCE tenta evitar a todo o custo.

Fonte: https://supercasa.pt/noticias/bce-anuncia-nova-subida-das-taxas-de-juro/n4167

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *