Poupança

Como as finanças familiares podem ser afetadas?

Com a inflação nos 10,2%, é importante saber o impacto que a mesma traz, podendo então influenciar a economia pessoal, já que ela está totalmente agregada às finanças.

Ligada diretamente à economia de mercado, a mesma irá influenciar todos os preços de bens e serviços na economia geral, já que as alterações são efetuadas em necessidades para o nosso dia a dia.
Por norma, se a inflação for de valores acentuados, a perspetiva é dos juros acompanharem a tendência, tornando o poder de compra inferior, e esse é o primeiro impacto nas famílias, pois o acesso a créditos torna-se mais difícil e dispendioso.

Os salários também são afetados na inflação, sendo mais difícil os mesmos aumentarem para conseguir obter o poder de compra equiparado à situação.
A longo prazo a situação pode-se arrastar com a redução do poder de compra, não só pelo fato de ser difícil o acesso a créditos habitação como também a dificuldade de adquirir produtos, bens ou serviços que sofreram aumentos na inflação.

A melhor forma (e mais cautelosa) é estruturação das despesas familiar, saber delinear as prioridades e onde poderá reduzir. Após essa organização, é criar um fundo de poupança económico para que se consiga salvaguardar em situações de maior necessidade.

Fonte: https://supercasa.pt/noticias/impacto-da-inflacao-no-orcamento-familiar/n3949

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *