O acesso à modalidade está sujeito ao cumprimento de alguns requisitos que variam de instituição para instituição bancária.
Um crédito consolidado é a união de todos os créditos num só. Ou seja, o consumidor que tenha diversos créditos em diferentes instituições bancárias pode optar por consolidá-los num só contrato de crédito e na mesma instituição.
O acesso à modalidade está sujeito ao cumprimento de alguns requisitos que variam de instituição para instituição bancária. Os requisitos principais e mais comuns prendem-se com:
- Contas regularizadas: o consumidor não pode ter prestações em atraso ou ter dívidas no Banco de Portugal, isto é, não pode haver incumprimento.
- Idade não superior aos 75 anos: neste ponto é preciso ter o cuidado de perceber se com a consolidação dos créditos há uma extensão no prazo dos empréstimos, logo ficando a idade do consumidor muito avançada.
- Estabilidade financeira: estar numa situação de desemprego ou com baixos rendimentos é uma desvantagem para obter este tipo de contrato.
- Taxa de esforço superior a 35%: esta é uma taxa de referência verificada pelos bancos para constatarem o risco de incumprimento.
- Existência de fiador: pode ser uma ajuda para a contratação deste tipo de créditos, pois o risco de o banco ficar sem retorno do seu empréstimo é menor.
- Mas impõem as perguntas: para quê contratar um crédito consolidado? Que benefícios têm?
A principal vantagem é o pagamento de uma única prestação, pressupondo que o valor dessa única prestação seja menor que a soma das prestações individuais. Portanto, ao negociar esta mudança procure por uma taxa de juro mais baixa.
Quanto à desvantagem, trata-se, essencialmente, do aumento do prazo do empréstimo, pois embora a prestação mensal seja mais baixa, existe o pagamento de taxas de amortização.
Analise muito bem esta primeira opção, verifique se reúne todos os requisitos e se, para si, esta mudança possa ser mais vantajosa. Após esta análise cuidada, tome a sua decisão.
Fonte: https://jornaleconomico.pt/noticias/saiba-o-que-e-o-credito-consolidado-quem-pode-requerer-e-quais-as-suas-principais-vantagens-e-desvantagens-951813