Procure não se endividar, e agravar a sua situação. Procure ajuda para normalizar a sua situação financeira que se encontra fragilizada, informe-se das diversas soluções disponibilizadas. Saiba que recorrer a outro empréstimo não será solução, só irá piorar ainda mais a sua situação.
O pior que pode fazer é solicitar um crédito rápido que cubra as prestações em dívida. Antes de recorrer a esta solução proceda a uma avaliação do seu orçamento mensal, faça contas, pense se não conseguirá poupar em alguma despesa de gastos mensais, por exemplo.
Uma solução poderá ser a renegociação do crédito com a instituição bancária, tem esse direito à proteção de incumprimento. Ou então poderá também consolidar todos os créditos que tem, diminuindo assim as prestações mensais e alargar os respetivos pagamentos, reduzindo os encargos.
Se no seu caso a sua situação já estiver a ultrapassar os níveis procure recorrer ao PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento), este é um acordo feito com a entidade financeira para regularizar as dívidas em questão, ou então pode também pedir ajuda à RACE (Rede de Apoio ao Cliente Endividado) do Banco de Portugal.
Alternativas ao crédito para pagar as suas dívidas:
1. Consolidação de créditos
Caso possua vários créditos em diferentes instituições, esta poderá ser uma solução para diminuir as dívidas. A consolidação de todos os créditos numa só instituição significa apenas 1 mensalidade, redução considerável das prestações e taxas de juro.
2. Suporte ao endividado
Tal como já foi referido, se a sua situação já se encontra em estado grave, não procure recorrer a mais um crédito piorando a sua situação. Recorra ao PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento) e à RACE (Rede de Apoio ao Cliente Endividado) do Banco de Portugal, que atuam como possíveis ajudas no processo de reestruturação de crédito ou no sentido de aconselhar, informar e acompanhar os clientes que estejam em situação de dívida.
3. Análise do orçamento mensal
Quando se aperceber que já está quase numa situação de incumprimento das prestações mensais, reveja o seu orçamento familiar e tente perceber se não pode poupar em algumas despesas. A organização da sua vida financeira é a base essencial para cumprimento das prestações a que está sujeito.
4. Transferência do crédito
A transferência do crédito pode ser uma solução. A transferência para outra entidade financeira pode beneficiar a sua situação caso encontre soluções e condições favoráveis à sua situação atual. Tenha sempre em conta o valor das taxas de juro, spreads e produtos e serviços associados à entidade financeira em questão.
Contudo, esta solução irá ter custos acrescidos, como a amortização antecipada, comissões, custos de solicitadoria, escrituras, registos e emolumentos notoriais. Alguns dos bancos asseguram estas despesas em caso de transferência.
5. Renegociar o crédito
Mediante a sua situação de incumprimento de pagamento da prestação, o banco pode renegociar consigo o contrato de crédito, pois não é de todo interessante para o banco que as prestações deixem de ser pagas. A instituição financeira irá apoiá-lo na revisão das condições do contrato e informá-lo das melhores soluções que não pressionem em demasia a taxa de esforço associada ao crédito.
Fonte: https://supercasa.pt/noticias/encontra-se-endividado-conheca-alternativas-ao-credito-/n3478