Crédito Habitação

Euribor é a taxa de juro mais utilizada pelos bancos na Europa. E vai determinar os juros a pagar pelo empréstimo da casa.

Muito se tem falado sobre a subida das taxas Euribor. Depois de passarem mais de cinco anos em terreno negativo, a Euribor a 12 meses está a aproximar-se de 1% e a Euribor a 6 meses já está acima dos 0%. Estas são mesmo as taxas mais contratadas no crédito habitação de taxas variável em Portugal e a sua subida vai refletir-se, mais tarde ou mais cedo, nas prestações da casa a pagar ao banco. Mas o que é, em concreto, a Euribor? E como é que afeta os empréstimos da casa? Explicamos tudo neste artigo.

O que é a Euribor?

A Euribor é a taxa de juro mais comum aplicada às operações de empréstimo de capital entre os bancos na Europa. Por outras palavras, é uma quantia em dinheiro (expressa em percentagem) que os bancos europeus pagam quando outros bancos lhes emprestam dinheiro por um determinado prazo.

No caso da Europa, a Euribor é a taxa de juro mais utilizada. No entanto, as taxas de juros que determinam o preço do dinheiro pelo qual os bancos emprestam capital são variadas, tanto dentro como fora da Europa. Dado que no velho continente a maioria das operações de empréstimo estão vinculadas à Euribor, isso faz com que esta seja a taxa de juros mais conhecida e a mais utilizada atualmente.

Para que serve a Euribor?

A Euribor determina, portanto, o preço pelo qual os bancos europeus emprestam dinheiro uns aos outros. Ou seja, os juros que os bancos vão ter de pagar pelo dinheiro que recebem. E por que razão os bancos querem que outras entidades financeiras lhes emprestem dinheiro? Sobretudo para poderem conceder créditos habitação. A principal função da Euribor passa por determinar os juros que terão de ser pagos por um empréstimo (por exemplo, um empréstimo habitação).

Imaginemos que vamos a um banco pedir um crédito habitação para comprar casa e pedimos uma hipoteca de taxa variável (que são as que diretamente afetadas pela Euribor). O mais provável é que o banco solicite o capital que nos vais emprestar a outros bancos que disponham de liquidez suficiente. No entanto, esse empréstimo não é feito de graça, já que o banco que recebe o dinheiro deverá pagar juros sobre esse capital. E esses juros a pagar são determinados pela Euribor e são expressos em percentagem do montante total emprestado. Mas não é o banco que nos empresta o dinheiro que vai pagar esses juros. Quem ficará encarregue de pagar os juros será a pessoa que vai receber o empréstimo da casa.

Como são determinadas as taxas Euribor?

Além de ser expressa em percentagem, a Euribor também varia consoante o prazo em que o empréstimo será reembolsado. Em Portugal, a Euribor a 12 meses tem sido a mais utilizada nos novos contratos de crédito habitação. Já considerando o total de empréstimos da casa concedidos no país, a Euribor a 6 meses é a que possui maior representatividade. Mas, note-se, que também há taxas Euribor disponíveis em prazos diferentes, como uma semana, um mês, três meses, 10 anos, entre outras.

A Euribor é fixada diariamente por meio de uma média estabelecida pela agência Reuters sobre as taxas de juros dos principais bancos. A seleção de bancos depende da Federação de Bancos Europeus, que é, por conseguinte, quem dita o nível da Euribor.

Como é que a Euribor afeta os créditos habitação?

Quem tem ou vai pedir um crédito habitação, vai ver que a Euribor vai afetar o crédito na medida em que determina parte dos juros que são pagos pelo empréstimo da casa (no caso de se contratar uma taxa variável).

Por exemplo, se se contratar um crédito habitação de taxa variável com uma Euribor a 2% e com um spread de 1% (o spread é a taxa de juro que o banco que empresta o dinheiro aplica ao crédito), o total de juros que se vai pagar pelo empréstimo será de 3%. No entanto, se a Euribor cair para 1%, o total de juros a pagar será de 2%. Se a Euribor descer para 0,5%, o juro total que a pagar sobre o empréstimo habitação será de 1,5%. E assim por diante.

Por tudo isto, a Euribor é um dos elementos mais importantes que determinam o preço dos créditos habitação de taxa variável, pois, juntamente com o spread, é o que determina se se vai pagar mais ou menos juros pelo empréstimo da casa pedido ao banco.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2022/06/29/52886-o-que-e-a-euribor-e-como-afeta-o-credito-habitacao

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *