Para pedires um crédito habitação deves conhecer as taxas de juro associadas. Sabe quais são e o que significam.
Vivem-se tempos em que a subida de preços é uma realidade e espalha-se por várias áreas, pelo que as taxas de juro no crédito habitação podem não ser uma exceção. Para realizares um contrato de empréstimo de crédito de habitação tens de ter em atenção as taxas de juro associadas.
Para descomplicar estes conceitos relacionados com o crédito habitação, espreita as definições que te vão ajudar a compreender melhor cada uma delas.
Taxas de Juro do Crédito de Habitação
Entre as taxas de juro associadas ao crédito habitação tens:
- taxa de juro variável,
- taxa de juro fixa,
- taxa de juro mista.
Taxa de Juro Variável no Crédito Habitação
Esta taxa é o resultado da soma do indexante (ou taxa de referência que em Portugal é a Euribor) e do spread.
Sobre o indexante, ou seja, a Euribor (European Interbank Offered Rank) tens de saber que:
- Equivale à taxa de referência do mercado monetário e corresponde à média das taxas de juro dos empréstimos realizados entre os bancos europeus.
- O cliente pode escolher um prazo, como por exemplo, 3, 6 e 12 meses.
- O valor é revisto após esse prazo;
- Após a revisão a taxa de juro pode aumentar ou diminuir, dependendo da alteração do valor da Euribor.
- A Euribor é calculada todos os dias pela Federação Europeia dos Bancos. O valor é calculado através da média do último mês das taxas de juro dos principais bancos europeus.
Sobre o spread que é somado à Euribor tens de saber que:
- Corresponde à taxa de juro definida pela instituição de crédito ao qual o cliente recorre para pedir o empréstimo;
- Trata-se da margem de lucro do banco;
- Esta taxa tem por base: o risco de crédito do cliente; perfil do cliente; valor do empréstimo; características do financiamento e garantias do empréstimo.
- Pode ser negociado.
O spread somado ao indexante (Euribor) resulta na Taxa Anual Nominal (TAN).
Taxa Anual Nominal (TAN)
A TAN é, por isso, a taxa de juro do empréstimo que pode ser fixa ou variável tal como explicado acima. Esta é uma componente da Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG).
Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG)
Esta taxa corresponde ao valor total do crédito a teu encargo, ou seja, abrange todos os custos do empréstimo para comprar casa (comissões, despesas, seguros).

Crédito habitação com Taxa de Juro Fixa
A taxa de juro fixa corresponde a uma taxa que não se altera durante um determinado período de tempo, isto é, durante o prazo estabelecido no contrato com a instituição de crédito.
Como funciona a Taxa de Juro Fixa?
É cobrado um preço mais elevado para a prestação da casa não aumentar ao longo do tempo. Por exemplo, no caso dos contratos com a Euribor, se o valor desta taxa aumentar ou diminuir, a prestação da casa aumenta ou diminui. Pelo contrário, com a taxa de juro fixa isto não acontece. Neste caso, a taxa mantém-se igual.
O valor é definido tendo em conta a taxa fixa praticada no mercado interbancário para o prazo em questão (a taxa swap).
Crédito habitação com Taxa de Juro Mista
Como o nome indica, a taxa de juro mista é a conjugação da taxa de juro variável com a taxa de juro fixa. Noutras palavras, a escolha desta taxa funciona assim: durante um período do contrato de crédito habitação a taxa é fixa, ou seja, o valor mantém-se o mesmo. Uma vez, terminado esse período, a taxa torna-se variável.

As taxas Euribor são as mais utilizadas em Portugal, em particular a Euribor a 6 meses. Estas taxas estão a mostrar indícios de subida, os quais devemos acompanhar com atenção.
Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2022/04/27/51999-taxas-de-juro-no-credito-habitacao-quais-sao