Crédito Habitação

Comprar casas eficientes pode dar descontos nos custos dos empréstimos. E há novidades nos créditos para obras em imóveis usados.

A compra de imóveis com boa classificação energética com recurso a crédito habitação – os chamados empréstimos “verdes” – pode dar descontos na taxa de juro ou na isenção de algumas comissões bancárias. Um “fenómeno” que está a crescer em Espanha e que parece estar a ganhar força também em Portugal, onde os benefícios ainda são, no entanto, reduzidos.

As bonificações dadas pelas entidades bancárias em Portugal nos empréstimos da casa ainda são baixas, variando entre 0,05% e 0,10%, na maioria dos casos, não sendo certo que os clientes não consigam taxas de juro iguais ou mesmo mais baixas na compra de imóveis “normais”, ou seja, sem selo “green (verde)”.

A discussão em torno das preocupações ambientais, da eficiência energética, da sustentabilidade e do Environmental, Social e Governance (ESG) tem subido de tom nos últimos tempos, com os investidores imobiliários a avisarem, por exemplo, que a procura por edifícios sustentáveis vai aumentar. Também o Banco Central Europeu (BCE) está atento ao tema e a exigir aos bancos que aumentem a concessão de crédito sustentável.

Crédito para obras que melhorem a eficiência energética das casas

Existem instituições bancárias a preparar um outro produto para financiamentos destinados à compra e reforma de imóveis usados.

Planeando também conceder crédito suplementar para obras, de forma a melhorar a eficiência energética dos imóveis através da mudança de janelas, estores térmicos, painéis fotovoltaicos ou bombas de calor, por exemplo.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2022/04/06/51712-credito-habitacao-verde-a-ganhar-forca-quais-as-vantagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *